PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OBRA

O planejamento antes da execução de qualquer obra, independentemente do tamanho, é de suma importância para o seu sucesso. É nessa etapa que iremos determinar a mão de obra, o material e as ferramentas que são necessários para a sua execução. Havendo falha em qualquer item a seguir, poderão ocorrer atrasos e aumento nos custos da obra.

• Escolha do revestimento: A escolha do revestimento é muito importante em uma obra. Assentar revestimentos com baixo nível de PEI (classe de abrasão) em locais bastante movimentados ocasiona desgaste acelerado, já revestimentos lisos em rampas ou pisos externos aumentam a chance de acidentes. A falha nessas escolhas ocasionará uma possível substituição do revestimento resultando em perdas de tempo e de material.

• Escolha da argamassa colante e de rejuntamento: A utilização de uma argamassa incorreta poderá ocasionar o descolamento do revestimento ou o desgaste do rejuntamento.

• Planejar a Paginação: Prever a disposição dos revestimentos na área em que o mesmo será assentado ajuda no planejamento das juntas, dos cortes, dos pontos hidráulicos e elétricos, dos ressaltos e da impermeabilização.

• Seleção das ferramentas necessárias: A escolha das ferramentas a serem utilizadas deverá ser feita antes da execução para que se evite a utilização de ferramentas improvisadas e a perda de tempo. A desempenadeira é um bom exemplo, pois ela é determinante na quantidade de argamassa que será necessária, para a aderência do revestimento à base.

• Verificação da base ou substrato: Faça toda correção necessária na base, e não na argamassa colante de assentamento, como: nível, prumo, impermeabilização e caimento. A base deve apresentar resistência e suportar todos os esforços a que será submetida.

2017-08-08T09:09:56+00:00
WhatsApp WHATSAPP